Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

http://cisosemjuizo.blogs.sapo.pt

"Louco? Loucos são os Loucos que me chamam Louco mas que não conseguem ver a genialidade da minha Loucura!"

http://cisosemjuizo.blogs.sapo.pt

"Louco? Loucos são os Loucos que me chamam Louco mas que não conseguem ver a genialidade da minha Loucura!"

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Marketing – Escola de Sopros Caxinas

por Narciso Santos, em 09.02.17

" A Música é interessante mostra os Sentimentos", quem saibe se num futuro, teremos uma Banda Jovem das Caxinas!

Na minha comunidade Caxineira (e em todas em geral) a educação das crianças é um assunto muito sério para os pais, mais em concreto para as Mães pois infelizmente são elas que fazem a gestão de toda a casa e são elas que na maior parte dos casos são Mãe e Pai ao mesmo tempo pois a vida assim o obriga.

 Assim se passou comigo com o meu Pai “embarcado” por uma dezena de meses em alto mar e a minha Mãe encarregue de cuidar da casa e dos filhos. Na minha altura tínhamos um ditado nas Caxinas: “Ou se dava jogador de futebol ou se ia para o Mar”. Mas a minha geração mudou este paradigma e foi das primeiras a enveredar pelo caminho dos estudos, pois havia outros voos além do ser Pescador e do ser Jogador.

A Educação dá-se em casa pelos pais, e terá que ser cimentada nas escolas pelos professores e pela própria comunidade onde nos encontramos inseridos, ou seja, a soma das partes dá um todo, e a educação é dada por este todo que forma e edificam o Ser Caxineiro e as Caxinas.

Como a minha geração mudou isto tudo, nos dias de hoje ainda mais as “nossas crianças” estão mais predispostas a irem estudar, a seguir os seus estudos e os pais na sua maioria apoiam a decisão dos seus filhos e filhas pois querem sempre o que é melhor para estes.

Desta forma trago aqui o meu relato sobre uma forma de melhorar a vida dos nossos filhos e a sua educação nas Caxinas.

O meu filho começou a praticar piscina mal nasceu pois acho que o desporto é bom e deve ser praticado pelas crianças, depois aos 5 anos pedi-lhe para escolher outra atividade além da natação, e ele tentou o Karaté, e eu aceitei, pois dava-lhe disciplina, educação e saber estar. Só que não gostou, pois, a prática era feita “descalços”.

Depois lá tentou o futebol, mas não gostou muito e também não levava muito jeito para aquilo, e quando me surpreende e me diz que quer ir para a MÚSICA.

Confesso que fiquei surpreso, pois o “puto” era irrequieto, facilmente se distraia na sala de aula “cabeça no ar” e escolhe ir para a música, que em nada requer atenção e concentração. Ainda por cima escolhe PIANO, um instrumento também nada caro.

O que é certo é que o meu filho adora a música, adora tocar piano, e os níveis de atenção e concentração dele aumentaram de uma forma fantástica, os níveis de concentração também bem como a sua atenção.

Pois a música faz isto, desenvolve o raciocínio, a atenção e educa as nossas crianças. Outra coisa que a música faz que muitos não sabem é que na quarta classe antes de entrar para a 5 classe podem fazer provas de aferição no conservatório de Vila do Conde e as nossas crianças entrarem no chamado “ensino articulado” que é um ensino virado para alunos frequentadores do conservatório de música, com um horário próprio, e com disciplinas próprias e com turmas menos numerosas que o habitual.

Este ensino e as verbas dadas pelo Governo estão sempre em constante mutação, infelizmente não para melhor como seria de esperar mas para pior, mas acredito que tudo se irá resolver pelo melhor dos nossos filhos.

Desta forma o Conservatório de Música de Vila do Conde abriu a chamada “Escola de Sopros” nas Caxinas, no Centro de Estudos – Iluminar, Avenida Cidade de Guimarães nº 59 (em frente à

Escola Primária das Caxinas). As aulas são ás Terças, Quintas e Sextas das 19:45 às 20:45. Não precisa de comprar instrumento, ao contrário de mim que tive que comprar um piano e só tem um custo de (15€ / Mês).

Sei que este custo para muitas famílias pode ser pesado na sua conta mensal, pois temos muitos barcos parados devido à época do Defeso bem como muitos barcos não irem ao mar devido ao temporal que se vem vindo a sentir, logo o dinheiro não tem entrado em casa, mas as vantagens para os nossos filhos são enormes como foi explicado, e 15€ para as Caxinas bem como não precisam de comprar instrumento e eu tive que comprar um piano e ter os mesmos resultados que o meu pequeno tem.

Se a educação e o futuro do meu filho são importantes estou a partilhar este pequeno texto que já se torna longo de forma a poderem dar-lhes a escolha de ter outras opções além do desporto (também muito importante) que contribuirá para a melhoria mental das crianças, da sua educação e da sua integração na comunidade Caxineira.

O Conservatório é uma excelente associação de música em Vila do Conde e percebe que nas Caxinas também pode fazer um excelente trabalho com as nossas crianças, por isso fizeram um enorme esforço para poderem levar este serviço até às Caxinas, até às nossas crianças.

Tendo em vista a possibilidade de ensino articulado, onde sei que o segundo e terceiro ciclos são muito complicados para as nossas crianças, temos aqui uma oportunidade de tornar esta viragem na educação deles um pouco menos difíceis.

Quem sabe num futuro próximo além do nosso Rio Ave, do nosso Rancho das Caxinas não teremos um Coro das Caxinas bem como um Grupo Musical Caxineiro composto pelas nossas crianças.

 

10 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Favoritos